Aconteceu, na última quarta-feira, 09/12, na Sala de Múltiplos Eventos do TRT da 20ª Região, a divulgação dos resultados da Pesquisa de Clima Organizacional e Satisfação Externa, realizadas no período de 14/09 a 02/10/2015.
Participaram da pesquisa de Satisfação Externa 400 usuários (pessoas que utilizam a Justiça do Trabalho na qualidade de reclamante, reclamado ou testemunha), além de 400 advogados, que responderam questionários estruturados e definidos previamente com a Assessoria de Gestão Estratégica do Tribunal.
Para os usuários, um dos fatores que apresentaram maior crescimento de satisfação em relação ao ano de 2014 foi o atendimento. No ano passado, o índice percentual foi de 76,5%, enquanto neste ano a avaliação alcançou 86,7%. Já em relação à satisfação dos advogados, a informatização obteve grande crescimento de satisfação: de 71,8% em 2014 para 81,7% em 2015.
Outros fatores como o Processo Judicial Eletrônico, organização e aspectos relacionados as Varas do Trabalho, que também foram objeto de análise nesta Pesquisa, foram registrados como positivos. O índice geral de satisfação entre os usuários, em 2015, foi de 74,6%. Já entre os advogados, esse índice foi de 73,2%.
Os índices superiores a 67,5% ultrapassam a meta do PEP para a satisfação externa de 2015.
Pesquisa de Clima Organizacional
A pesquisa de clima organizacional, que também ocorreu no período de 14/09 a 02/10/2015, foi voltada para todos os servidores e magistrados. A participação era espontânea, voluntária e individual.
Dentre os fatores componentes do índice de clima organizacional, três ultrapassaram a Meta do PEP 2015, correspondente a 73,5% de satisfação. São eles: relacionamento com o gestor da unidade (82,8%), satisfação com o atendimento interno (75,9%) e ambiente/condições de trabalho (73,7%). Já a satisfação com o PJe (58,5%) e com a Comunicação Interna (63,1%) destacam-se como índices passíveis de melhoria.
O índice geral de satisfação entre servidores e magistrados de 2015, que atingiu 71,6%, subiu 1,6%, quando comparado ao ano de 2013.
A partir dos dados da pesquisa, o Tribunal dispõe de fonte segura para a priorização das ações visando à melhoria dos serviços prestados à sociedade e ao estabelecimento de um ambiente de trabalho saudável.
Confira os principais resultados da Pesquisa de Satisfação Externa e da Pesquisa de Clima Organizacional 2015.